domingo, 25 de dezembro de 2011


Órgãos de trânsito não são mais obrigados a colocar aviso antes de pardais 


Evitar a multa por excesso de velocidade vai ficar mais difícil para o motorista habituado a desrespeitar a sinalização. A partir de agora, os órgãos de trânsito não precisam mais colocar placas avisando ao condutor onde existem pardais e barreiras. Para reduzir os acidentes e as mortes, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acabou com a exigência de sinalização que estava em vigor desde 2006. Agora, valem as normas da Resolução 396, publicada no último dia 13.
Pelas novas regras, o poder público fica obrigado a sinalizar a velocidade da via e o motorista, a respeitar o limite fixado. Já nas rodovias, não é necessário nem sequer placa indicando o limite de velocidade permitido. Vale o que está no artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): automóveis, caminhonetes e motocicletas devem trafegar a 110km/h; ônibus e micro-ônibus, a 90km/h; demais veículos, a 80km/h; e, nas estradas de terra, 60km/h para todos.
Em Brasília, as placas de alerta sobre a existência de pardais já instalados serão mantidas. Mas a instalação dos novos equipamentos vai seguir a determinação do Contran, ou seja, não terão sinalização de advertência. Diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran), José Alves Bezerra aprova a decisão do Conselho Nacional. “Se a placa diz que a via é de 80km/h, a pessoa precisa trafegar nessa velocidade ao longo de toda a pista. Avisar que tem radar é a mesma coisa que reduzir o compromisso do cidadão em cumprir a legislação”, avalia.
Vitória
A medida deve gerar polêmica e suscitar os argumentos de que a indústria da multa está de volta. Mas especialistas em trânsito comemoram a decisão do Contran. “O papel da fiscalização por parte do Estado deve ser preservado. É preciso deixar o poder público exercer o seu poder de fiscalização, sem obrigá-lo a contar que o está exercendo”, defende o professor de Engenharia de Tráfego da Universidade de Brasília (UnB), Paulo César Marques da Silva.
Outro ponto positivo na nova resolução, segundo Marques, é a diferenciação entre controladores de velocidade — pardais e radares — e redutores de velocidade — barreiras eletrônicas e painéis com display. “São equipamentos com funções diferentes. Os primeiros são para obrigar o motorista a manter determinada velocidade. Os demais o obrigam, por alguma razão, a reduzir muito em determinado ponto”, explica Marques.
O desrespeito aos limites de velocidade, o uso do celular, a falta do uso do cinto de segurança e a combinação álcool e volante estão entre os principais fatores agravantes de acidentes. Além de dificultar a reação do motorista, ainda tornam os ferimentos mais graves. “O uso do álcool, as ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade são grandes problemas. As regras de trânsito e a sinalização das pistas não são brincadeira. Antes de tudo, foi feito um estudo de engenharia. Os acidentes muito graves e com morte normalmente são resultado de uma colisão frontal”, explicou ao Correio, na semana passada, o inspetor da superintendência da Polícia Rodoviária Federal, Fernando Cotta.
O que diz a lei
Estudo técnico
A Resolução 396, do Contran, acaba com a obrigatoriedade de avisar ao motorista onde há fiscalização eletrônica. Nos locais onde não existe sinalização regulamentando a velocidade, os limites máximos deverão ser os fixados no artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro. Onde houver o medidor de velocidade fixo, o uso dos equipamentos móveis e portáteis somente poderão ser usados a uma distância mínima de 500 metros em vias urbanas e trechos de vias rurais com características de via urbana e a 2km de vias rurais e vias de trânsito rápido. A instalação de medidores de velocidade deve ser precedida de estudo técnico sobre a sua necessidade. O artigo 5º da Resolução 214/2006 obrigava os órgãos de trânsito a instalar sinalização vertical, informando a existência de fiscalização ao longo da via.

Adriana Bernardes
Correio Braziliense

sábado, 19 de novembro de 2011


Dia da Bandeira - 19 de novembro


A Bandeira do Brasil é um emblema que simboliza a nossa pátria.



Todos os anos, no dia 19 de novembro acontecem celebrações em todo o Brasil homenageando a Bandeira, sempre acompanhada do Hino da Bandeira. Nesta data também são queimadas as bandeiras velhas.

Nos dias de festas ou luto em órgãos públicos, ou em situações em que o Brasil está sendo representado a bandeira deve ser erguida. Mas durante a noite, ela não pode ficar erguida, somente se estiver iluminada.

As 27 estrelas presentes na bandeira representam os 26 Estados do Brasil e o Distrito Federal.


Fonte: http://www.colegioweb.com.br/datas/dia-da-bandeira19-de-novembro.html




Dia da BandeiraHistória do Dia da Bandeira Brasileira comemoração, 19 de novembro, criação da data, símbolo nacional
dia da bandeira brasileira


História do Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.

Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova.

A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.


Fonte:  http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_da_bandeira.htm

domingo, 23 de outubro de 2011


INSS acionará motoristas por acidentes com vítimas


                                                INSS

O INSS decidiu processar judicialmente os motoristas responsáveis por acidentes de trânsito cujas vítimas são assistidas pela Previdência Social.
O objetivo do INSS é obrigar os motoristas relapsos a devolver à Previdência as verbas que bancam pensões por morte, aposentadorias por invalidez e o auxílio acidente.
A iniciativa é inédita. Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Mauro Luciano Hauschild (foto), diz que as primeiras ações serão ajuizadas já nesta semana.
Mauro Hauschild afirma que serão processadas “pessoas que dirigem embriagadas, em altíssima velocidade, com seus carros importados, de cifras milionárias.”
Gente que, nas suas palavras, dirige automóveis “sem compromisso e sem responsabilidade.”
Motoristas que “acabam por matar trabalhadores nas estradas e paradas de ônibus.”
O mandachuva do INSS anunciou a novidade num seminário sobre prevenção de acidentes de trabalho promovido pelo TST.
As declarações de Mauro Hauschild foram reproduzidas em notícia veiculada no site do Tribunal Superior do Trabalho. Pode ser lida aqui.
Ele explicou que os processos contra motoristas seguirão a mesma linha das ações que o INSS costuma abrir contra empresas culpadas por acidentes de trabalho.
Chama-se “ação regressiva”. Serve para que o INSS recupere o dinheiro que custeia o socorro aos acidentados no trabalho.
Está prevista no artigo 120 da lei 8213, de 1991. Anota o seguinte: “Nos casos de negligência quanto às normas padrão de segurança e higiene do trabalho…”
“[…] A Previdência Social proporá ação regressiva contra os responsáveis.”
O INSS avalia que o preceito legal que permite alcançar as empresas relapsas com seus trabalhadores pode ser estendido aos causadores de acidentes de trânsito.
Nos dois casos (trabalho e trânsito), imagina Mauro Hauschild, as ações regressivas devem produzir uma redução no número de acidentes.
Assim como os maus patrões, ela afirma, também os motoristas inconsequentes têm de “indenizar” o Estado.
Não se trata, na visão do presidente do INSS, de ressarciar apenas a Previdência, “mas os milhões de trabalhadores que contribuem” para o seu financiamento.
Ele realçou que são essas contribuições que pagam “os benefícios das vítimas de acidentes”.
Por esse raciocínio, o dinheiro que custeia as pensões e aposentadorias por morte ou invalidez decorrentes de acidentes pertence a “todos os trabalhadores”.
provocadas em É dinheiro, disse Mauro Hauschild dos tra para o fundo, pois quem paga os benefícios das vítimas de acidentes são todos os trabalhadores, com a sua contribuição”.
Hauschild lembrou que “é do fundo que saem as pensões por morte, aposentadorias por invalidez e o auxílio acidente”.
Resta agora saber se o Judiciário aceitará a tese do INSS segundo a qual a lei que permite acionar empresas pode ser aplicada, por analogia, contra motoristas.
FONTE: Folha online

domingo, 24 de julho de 2011

O que Publicam os Principais Jornais e Revistas do País, neste domingo


O Globo

Manchete: Demissões não eliminam foco de corrupção no Dnit
Montado para impedir fiscalização, órgão tem 150 diferentes redes de dados

Para mudar o Ministério dos Transportes e pôr fim a esquemas de corrupção em órgãos como o Dnit não bastará demitir dirigentes, como tem feito a presidente Dilma. Com uma engrenagem azeitada para impedir a fiscalização, o Dnit tem uma gestão caótica e procedimentos desenhados para esconder a corrupção. Há mais de 150 sistemas diferentes de informação na sede e nas 23 superintendências regionais, o que dificulta qualquer controle. Consultores terceirizados entregam projetos de engenharia de baixa qualidade e sem assinar, o que resulta em obras com múltiplos termos aditivos para ampliar custos e prazos. Um plano de gestão e ética, feito por funcionários, chegou a ser levado ao diretor-geral afastado Luiz Antônio Pagot, propondo cobrança de resultados como na iniciativa privada, mas foi engavetado. (Págs. 1 e 3)
Noruega busca razões do massacre
Em estado de choque após dois atentados que fizeram pelo menos 91 mortos, a Noruega tenta entender as razões do terrorista, um extremista norueguês sem vínculos aparentes com grupos radicais. (Págs. 1 e 44)
Gasto com frota da PM compraria 1.200 carros
Os gastos do estado com a manutenção terceirizada de carros da PM – R$ 47 milhões – seriam suficientes para triplicar a frota. O Ministério Público investiga indícios de superfaturamento no negócio. (Págs. 1 e 18)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Rodoanel deixa rastro de ‘órfãos’ depois das obras
Mulheres de bairros carentes vizinhos à construção em São Bernardo tiveram filhos com operários que depois sumiram

Dezenas de mulheres, muitas adolescentes, engravidaram nos três anos em que cerca de 4.000 operários do trecho sul do Rodoanel viveram perto da obra, informam Cristina Moreno de Castro e Adriano Brito. De 2007 a 2010, eles moraram em seis bairros carentes de São Bernardo do Campo.

Em 2008, com os alojamentos cheios de operários, cresceu 31% o total de grávidas na cidade – e 61% o de gestantes menores de 20 anos. “Foram muitos problemas trazidos pelo Rodoanel. Muitas crianças órfãs, porque o pai sumiu”, afirma Evaldo carvalho, que é líder comunitário na região. (Págs. 1,Cotidiano C1)
BNDES opta por participação em grande empresa
Levantamento da Folha mostra que sete em cada dez das principais empresas nas quais o BNDES tinha participação acionária em 2010 estão entre as 300 maiores por faturamento no país.

Essa preferência pelas grandes tem gerado críticas de especialistas. (Págs. 1 Mercado B1)
Noruega apura motivação política nos dois atentados
Autoridades da Noruega investigam a possível motivação política nos ataques em Oslo e na ilha de Utoeya.

O número de mortos subiu para 92 –85 em tiroteio na ilha, do evento da juventude de Partido Trabalhista, e 7 na explosão de bomba perto da sede do governo, duas horas antes. (Págs. 1, Mundo A19).
Avião da TAM foi ofertado a Teixeira
Perto de patrocinar a seleção, a TAM propôs vender a Ricardo Teixeira, da CBF, um avião novo, aceitando um usado dela própria como parte da quitação, relatam Elvira Lobato e Julio Wiziack. Oferta não influenciou patrocínio, dizem TAM e Teixeira. (Págs. 1, Esporte)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Expansão de universidades federais tem 53 obras paradas
Empreiteiras abandonam construções em 20 instituições; MEC reclama da legislação

O Ministério da Educação tem hoje quase 2 milhões de metros quadrados em obras nas universidades federais. A expansão e renovação das instituições, porém, está com 53 obras paradas em 20 diferentes universidades. São moradias estudantis, laboratórios e salas de aula que ainda não estão prontas. O ministério diz que construtoras e empreiteiras responsáveis pelas obras abandonaram canteiros, faliram ou ficaram sem recursos para cumprir seus compromissos.
O ministro Fernando Haddad (Educação) reclama das dificuldades que o governo e as instituições têm para cancelar os contratos quando há abandono das obras. "A legislação é muito desfavorável ao setor público". (Págs. 1 e A23)
“Faxina” mira braços do Dnit nos Estados
Depois de completar a “faxina” no Ministério dos Transportes, o governo federal pretende fazer um trabalho semelhante nas superintendências estaduais do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit). Em todo o País, o Dnit tem 23 superintendências, e pelo menos 15 apresentam problemas como corrupção, superfaturamento de obras, fraude em licitações e tráfico de influência. (Págs. 1 e A4)
Encargo trabalhista já é um terço dos custos com mão de obra
Estudo da Fiesp mostra que os encargos sobre a folha de salários no Brasil já correspondem a 32,4% dos custos com mão de obra na indústria. Trata-se do valor mais alto de toda a amostra, superior à média dos 34 países estudados (21,4%). Na Europa, o peso é de apenas 25%. ( Págs. 1, B1 e B4)
Roberto Romano
Segredo e bandalheira

A luta pela transparência, que muitos fingem conduzir, não passa de “bravata”. O segredo embaralha interesses privados e assuntos de governo. (Págs. 1 e A2)

Notas & Informações
O bloco do Euro continua

E poderá continuar desfilando com 17 integrantes se a Grécia aproveitar e vencer a crise. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete : Maldição dos 27 cala a voz do século 21
Amy Winehouse * 14/09/1983 + 23/07/2011

Uma tragédia anunciada. A cantora e compositora britânica foi encontrada morta no chão de casa em Londres. Com apenas oito anos de carreira e dois álbuns, Amy Winehouse segue a sina de ícones como Jim Morrison, Janis Joplin, Jimi Henrix e Kurt Cobain. Todos com uma conturbada trajetória que envolvia altas doses de álcool e drogas. A autópsia está prevista para hoje. (Págs. 20 e 21)
PF investiga indenizações à beira das estradas
Há suspeita de que pessoas poderiam ter sido pagas para invadir áreas da União, prática facilitada pela omissão do Dnit, conforme constatou o Correio. Reportagem percorreu quatro regiões do país. (Págs. 2 e 3)
O drama de quem vai perder a casa por causa da Copa
(Págs. 8 a 10)
O país onde mulher negra não tem vez
Desemprego entre homens brancos no Brasil é de 4,4%, menor que a média nacional. Entre elas, o índice mais que dobra: salta para 9,2% (Págs. 12 e 13)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete : Medo, violência e morte no paraíso
A violência mudou o clima de um dos destinos dos mineiros em férias. O número de homicídios dobrou e o de asssaltos cresceu 1.066%, em Porto Seguro e região, no Sul da Bahia. Assaltada em Arraial da Ajuda, no mesmo dia em que morreu a professora Marildes Marinho, da UFMG, a arquiteta Graziela Mansur, com medo, arruma as malas para voltar a BH. (Pág. 1)
Grandes chances nas cidades de médio porte
Beneficiadas por uma onda de investimentos, cidades mineiras de 200 mil a 500 mil habitantes vivem fase de aumento da oferta e da qualidade dos serviços e abertura de faculdades. Montes Claros, Betim e Divinópolis estão entre esses polos atraentes. (Pág. 1)
Falha do Dnit: lotes na beira da estrada (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete : Foragidos do crack recebem proteção (pág. 1)

Médicos deixam de atender pelos planos de saúde (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Veja

Manchete: Terror no país da paz
O terrorista Anders Behring Breivik, ultranacionalista de 32 anos, preso em Oslo, deixou na internet um rastro de ódio ao multiculturalismo. (pág 1)

Corrupção
O pedreiro “laranja” de 8 milhões de reais e os truques mais usados para roubar nosso dinheiro. (Pág 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Época

Manchete: Agência Nacional da Propina
Época obteve vídeos, cheques e documentos que revelam como o aparelhamento partidário transformou a Agência Nacional do Petróleo numa central de achaque e extorsão. (Pág. 1)
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ

Manchete: Corpo artificial
Instituto de pesquisa dos Estados Unidos anuncia a criação de um fígado humano, e a medicina dá um importante passo para a fabricação de órgãos vitais em laboratório, como já acontece com traqueia, bexiga, rins e até vasos sanguíneos. Como isso pode revolucionar os tratamentos de saúde. (Pág. 1)
Transportes. Documentos do TCU mostram que o ministro Passos mentiu. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro

Manchete: EUA no limite
Com uma dívida de US$ 14,3 trilhões e uma guerra política no Congresso, os Estados Unidos espalham pelo mundo o medo do calote e de mais uma crise econômica global. Saiba como esse cenário afeta os negócios no Brasil. (Pág 1)
Vale: sob fogo cruzado das siderúrgicas. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Carta Capital

Manchete : O Brasil e a crise
O cenário externo piora e impõe novos desafios à economia nacional. (Pág. 1)

Análises de Delfim Netto, Luiz Gonzaga Belluzzo e The Economist. (Pág. 1)
Eleições 2012
Nem Mercadante nem Marta. Lula prefere Haddad. (Pág. 1)
Mídia
O cerco a Murdoch nos dois lados do Atlântico. (Pág. 1)
------------------------------------------------------------------------------------
EXAME

Manchete : O homem que derrotou Abílio
Após vencer a batalha contra o sócio brasileiro, o francês Jean-Charles Naouri diz que vai fazer valer o acordo que o tornará dono do Pão de Açúcar: "Paguei caro e não vou desistir".

Mas a guerra não acabou: Abílio ainda quer comprar o Carrefour. (Pág. 1)
Especial
De um lado, o governo promove fusões de empresas. Do outro, quer defender o consumidor. A conta não fecha. (Pág. 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Câmaras já criaram 183 vagas de vereador no RS
Cresce no interior mobilização contra lei que permite mais 469 cadeiras em 122 municípios, mas 46 cidades se adiantaram e aprovaram aumento. (Págs. 1, 4 e 5)

A sentença de criminosos que deixam a prisão
No retorno às ruas, ao deixar a cadeia de forma condicional ou provisória, criminosos encontram a morte. (Págs. 1 , 28 e 29)

------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 25 de junho de 2011

Parentes de vítimas do acidente entre escolar e trem congestionam hospital em BH

Pedro Ferreira -
 

O desespero dos pais das crianças feridas no choque entre um trem e um ônibus escolar em Entre Rios de Minas, na Região Central do estado, se misturava ao barulho intenso das sirenes de ambulância, que não paravam de chegar ao pronto-socorro do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, durante toda a manhã de quarta-feira. Em busca de notícias, muitos aceitaram a ajuda de uma empresa que está em instalação no município e custeou a viagem até Belo Horizonte. São lavradores, a maioria pessoas humildes da zona rural, que faziam questão de dar educação dos filhos. Abalados, pais e moradores da região denunciam que não há sinalização para a travessia da linha férrea.

“Se ele (o motorista) levava crianças, alunos a caminho da escola em busca de um futuro melhor, tinha que ter responsabilidade e dar segurança. Eram nossos filhos que estavam ali e ele precisava ter parado para olhar se vinha trem, antes de atravessar. Não há sinalização para os motoristas que cruzam a via, só para os trens. Mas a lei só é rigorosa com a gente. Aquele escolar não tinha cinto de segurança, porque, se tivesse, ninguém tinha voado dentro dele, quando o trem de ferro arrastou o ônibus. Minha filha Lívia, de 9 anos, ficou muito ferida e estava sentindo muita dor. Perdi uma sobrinha de 16 anos que também ia estudar, e minha irmã, Leiva Fonseca, de 35, que trabalhava como costureira na cidade e pegava carona no ônibus”, desabafou o lavrador Glênio Fonseca, tentando conter as lágrimas.


Onze pessoas foram internadas no HPS João XXIII, sendo oito crianças e adolescentes. Quatro, em estado mais grave, foram socorridas de helicóptero. O motorista do escolar, Antônio Geraldo de Assis Moura, de 50 anos, estava entre os socorridos em BH, mas não resistiu aos ferimentos. A lavradora Marlene Conceição da Fonseca Silva, de 31 anos, estava nervosa, em busca de notícias sobre as filhas Jaqueline Fabrícia Silva Resende, de 10, e Janaína das Dores Silva Resende, de 11, que teve traumatismo craniano grave e chegou de helicóptero, entubada. Marlene conta que a travessia é perigosa, porque são duas linhas férreas, pelas quais o ônibus passa na ida e na volta.

“Já tinha pedido na escola que colocassem outro carro por uma estrada de terra, para que as crianças não precisassem cruzar a linha. Lá é perigoso, não tem sinal de trânsito nem alerta de som, só uma placa avisando para parar. Tem uma curva próxima à linha do trem, mas, se o motorista parar, consegue ver. Minhas filhas pegaram o ônibus no ponto às 6h e uma vizinha, que levava a filha para a Apae, ligou contando sobre o acidente”, disse Marlene, que mora na zona rural do distrito de Brumadinho.

A mãe do estudante William Pedro da Silva, de 15, disse que o adolescente teve ferimentos leves e já torcia por sua recuperação rápida, para ele comemorar o aniversário em casa. Aluno do segundo ano da Escola Estadual Expedicionário Geraldo Breta, em Entre Rio de Minas, o menino sofreu o acidente a cinco quilômetros de casa, na zona rural de Moinho Velho.

“Na hora que recebi a notícia da batida do trem no ônibus, achei que todo mundo tinha morrido e minha preocupação de todo dia com aquela linha de trem virou desespero. Acho que ele só quebrou a perna. William quer ser médico, é ótimo aluno e nunca perdeu média. Dia 29 ele faz 16 anos e o presente será voltar logo para casa e para a escola”, disse a lavradora Maria Neuza Vieira Silva, de 35. “Graças a Deus ele está bem. Poderia ter sido muito pior”.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Criança de 10 anos continua desaparecida De sete a oito pessoas continuam desaparecidas desde que uma embarcação afundou na noite de domingo (22) no Lago Paranoá, em Brasília

Segunda vítima de naufrágio no Paranoá é identificada

Último Segundo - iG - ‎há 39 minutos‎
Bombeiros apontam falha mecânica em bombas de esgotamento do barco. Criança de 10 anos continua desaparecida De sete a oito pessoas continuam desaparecidas desde que uma embarcação afundou na noite de domingo (22) no Lago Paranoá, em Brasília. ...

Ministro da Justiça reafirma que PF não vai investigar Palocci

24Horas News - ‎há 2 horas‎
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reafirmou nesta segunda-feira que a Polícia Federal não está investigando o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e sua empresa de consultoria, a Projeto. Reportagem da Folha relevou no sábado que o ...

Mantega descarta apoio a nome brasileiro para direção do FMI

Pernambuco.com - ‎há 1 hora‎
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou hoje (23) apoiar o nome de um brasileiro para substituir o ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn, que renunciou na semana passada, após ser acusado de ter ...

Cinzas vulcânicas antecipam saída de Obama da Irlanda

Último Segundo - iG - ‎há 1 hora‎
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adiantou em um dia sua viagem da Irlanda ao Reino Unido para a noite desta segunda-feira por causa de "uma mudança de direção" das cinzas vulcânicas da Islândia, afirmou a Casa Branca. ...

Temporada de tornados nos EUA é a pior em 6 décadas

Paraná-Online - ‎há 56 minutos‎
A atual temporada de tornados é a mais mortal desde 1953, com pelo menos 454 mortos e 50 tornados que atingiram o sul e meio-oeste dos Estados Unidos, segundo dados do governo e número preliminar de vítimas registrado após a tempestade que no domingo ...

Vulcão pode antecipar viagem do Barcelona para Londres

Paraná-Online - ‎há 1 hora‎
Um fenômeno da natureza deverá alterar a programação do Barcelona para a final da Liga dos Campeões da Europa, que será disputada no próximo sábado, contra o Manchester United, no Estádio de Wembley, em Londres. O vulcão Grimsvotn, da Islândia, ...

Congresso faz luta política, dizem petistas sobre caso Palocci

O Documento - ‎há 1 hora‎
Reunidos em Brasília com o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, nesta segunda-feira, os cinco governadores do PT defenderam o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e afirmaram que a tentativa da oposição de levá-lo para prestar ...

Braskem: laudo conclusivo só daqui a uma semana

Gazeta de Alagoas - ‎há 26 minutos‎
Só daqui a uma semana a Braskem deve apresentar o relatório conclusivo sobre as causas do vazamento provado por dois rompimentos em tubulações da unidade de cloro-soda ocorridos no sábado (21) e que deixou mais de cem pessoas hospitalizadas. ...

Novo Código Florestal é perverso, dizem ex-ministros de Ambiente

HNews - ‎há 39 minutos‎
Dez ex-ministros do Meio Ambiente se uniram nesta segunda-feira contra o texto da reforma do Código Florestal que deve ser votado amanhã (24) pela Câmara. Em carta aberta à presidente Dilma Rousseff e ao Congresso, o grupo diz que a proposta a ser ...

Itália: enfraquecida por crescimento reduzido e rebaixamento da ...

AFP - ‎há 27 minutos‎
MILÃO — O rebaixamento da nota da dívida italiana anunciado pela Standard & Poor's, aliado ao pior crescimento da década na União Europeia, gerou múltiplas reações nesta segunda-feira na Itália, frente a uma economia cada vez mais frágil. ...

Dívida Pública Federal ultrapassa a barreira de R$ 1,7 trilhão

Consulado Social - ‎há 26 minutos‎
Segundo dados divulgados pelo Tesouro Nacional, a Dívida Pública Federal (DPF) chegou ultrapassou os R$ 1,7 trilhão, no mês de abril, cerca de R$ 40 bilhões a mais que a quantia registrada em março (R$ 1695 trilhão). Ainda de acordo com os dados, ...

Carrefour poderá buscar fusão com o grupo Pão de Açúcar

Revista NOVAREJO - ‎há 2 horas‎
Duas gigantes do varejo podem estar prestes a fazer uma fusão. Segundo o jornal francês Le Journal du Dimanche, a rede francesa Carrefour SA irá procurar sua maior concorrente no Brasil - o Grupo Pão de Açúcar, para tentar resolver a crescente pressão ...
Carrefour: fusão com Pão de Açúcar no Brasil? Baguete (liberação de imprensa)

Apple prepara serviço de músicas "na nuvem" para iPhone

Macworld Brasil - ‎há 53 minutos‎
A Apple fechou acordos com três das quatro maiores gravadoras do mundo da músicas, que permitirão que os usuários acessem suas coleções de músicas digitais a partir de aparelhos móveis, como o iPhone eo iPod, de acordo com reportagens da CNET e da ...

Toyota lança rede social exclusiva para donos de automóveis da marca

iG Tecnologia - ‎há 15 minutos‎
A Toyota, com parceria da Salesforce.com, desenvolveu uma rede social exclusiva para os donos dos automóveis da marca. O Toyota Friend apresenta um formato semelhante ao do Twitter e Facebook. O Japão terá seus primeiros carros com a rede social ...

Sony prevê prejuízo de US$ 3,2 bi por causa de terremoto

ti inside - ‎há 3 horas‎
A Sony anunciou nesta segunda-feira, 23, que reviu a previsão de resultado para o ano fiscal de 2011, encerrado em 31 de março, e espera uma "grande queda" tanto na receita quanto no lucro líquido do período. A companhia atribui o mau desempenho ao ...

23/05/2011 - 14h36 Lady Gaga confirma turnê no Brasil da Redação

JC OnLine - ‎há 41 minutos‎
Lady Gaga trará sua turnê para o Brasil em 2012. A informação foi confirmada pela própria cantora em seu Twitter. "Ano que vem a Born This Way Ball vai para o Brasil. É TÃO importante para mim ver meus monstrinhos brasileiros. Guardo vocês no coração! ...

Show de Paul McCartney testa Engenhão para nova fase do estádio

BBC Brasil - ‎há 41 minutos‎
Os shows de Paul McCartney no Rio representam um teste para o estádio do Engenhão, que - com a reforma do Maracanã - passa a ser um dos principais palcos da cidade para espetáculos de grande porte. Dentro do estádio, que também será uma das principais ...

Coletiva de imprensa morna encerra Cannes 2011

Último Segundo - iG - ‎há 6 horas‎
Uma coletiva de imprensa um tanto esfriada pela ausência do diretor da Palma de Ouro terminou a pouco sem grandes polêmicas. Terrence Malick, o vencedor da mais importante distinção do Festival de Cannes 2011 por "A Árvore da Vida", foi mais uma vez ...

Exame não aponta lesão em Ceni

globoesporte.com - ‎há 2 horas‎
Alívio para a torcida do São Paulo. A ressonância magnética não apontou nenhuma lesão em Rogério Ceni eo goleiro pode voltar à meta tricolor já no próximo sábado, às 21h, contra o Figueirense, no Morumbi. - O Rogério foi submetido a uma ressonância que ...

Flamengo lança pedra fundamental do Ninho do Urubu

Paraná-Online - ‎há 1 hora‎
O Flamengo lançou nesta segunda-feira a pedra fundamental para construção definitiva do CT Ninho do Urubu, em Vagem Grande. O evento contou com a presença de dirigentes, membros da comissão técnica, como Vanderlei Luxemburgo, conselheiros e artistas. ...

Contusão tira Pato dos amistosos da seleção brasileira

Band - ‎há 2 horas‎
Alexandre Pato está fora dos amistosos da seleção brasileira contra a Holanda (dia 4 de junho) e Romênia (7 de junho), informou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em comunicado nesta segunda-feira. O atacante foi cortado depois da lesão que ...

CFM reitera: cobrança extra de pacientes de plano de saúde não ...

Rondoniaovivo - ‎há 1 hora‎
O Conselho Federal de Medicina (CFM) reitera a informação de que os médicos não estão autorizados a cobrar taxas extras nas consultas dos pacientes que pagam planos de saúde. A entidade– amparada pelo Código de Ética Médica – proíbe este tipo de ação ...

OMS cobra ações para acabar com a desnutrição e evitar a obesidade ...

Pernambuco.com - ‎há 47 minutos‎
A Organização Mundial da Saúde (OMS) cobrou hoje (23) dos líderes mundiais a elaboração de planos efetivos para erradicar a desnutrição infantil, melhorar a alimentação das mães e estimular um cardápio saudável para evitar o sobrepeso em crianças de ...

Continua gravíssimo estado de saúde de menino baleado dentro de casa

R7 - ‎há 8 horas‎
A secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou às 8h45 desta segunda-feira (23) que era gravíssimo o estado de saúde do menino de 12 anos encontrado ferido com um tiro na cabeça dentro de casa, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, ...

Justiça condena Estado a pagar indenização de R$ 30 mil para ...

R7 - ‎há 1 hora‎
A Justiça condenou o Estado do Rio a indenizar em mais de R$ 30 mil, em reparação pelos danos morais, uma família que ficou presa no interior de um carro em que viajavam durante intenso tiroteio entre criminosos e policiais militares, ...

Justiça autoriza quebra de sigilo de Verônica

Diário do Grande ABC - ‎há 1 hora‎
O juiz da 3ª Vara Criminal de Niterói Peterson Simão autorizou a quebra do sigilo telefônico de Verônica Verone de Paiva, de 18 anos, suspeita de ter assassinado o namorado em um motel da cidade, na região metropolitana do Rio de Janeiro. ...

Polícia investiga se abandono é causa da morte de bebê em Nova Iguaçu

O Dia Online - ‎há 26 minutos‎
Rio - Após morte de uma bebê de 5 meses no Jardim Paraíso II, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na manhã desta segunda-feira, a Polícia Civil investiga se a mãe da criança, Rafaela Feitosa, de 21 anos, teria deixado o bebê e seus outros dois ...
Edição Brasil padrão  |  Edição Brasil personalizada