segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CET dá aval para bairros nobres implantarem obstáculos que afastem carros em SP (Danuza Peixoto)

DE SÃO PAULO



Motoristas que quiserem trafegar pelo bairro do Caxingui, entre as regiões do Butantã e do Morumbi, ou pelo também nobre Vila Paulista, vizinho ao parque Ibirapuera, enfrentarão uma série de obstáculos dispostos na via, informa reportagem de Alencar Izidoro publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).



Prédios novos encurralam casas na região do Campo Belo, em SP



As ruas terão rotatórias, curvas e estreitamentos custeados por vizinhos. Além de calçadas ampliadas, haverá rotatórias com jardins ou lombofaixas -um tipo de faixa de travessia elevada, como uma rampa, com sinalização e cor chamativa.



O que se busca nesses bairros nobres e residenciais é impor dificuldades para atenuar a tentação dos motoristas fazerem deles uma rota de fuga de engarrafamentos.







Moradores pagam por obra antitrânsito em bairros nobres como Caxingui (zona oeste) e Vila Paulista (zona sul) de SP



A ideia resgata uma tentativa iniciada em 2005 pelo órgão, implantada parcialmente no City Boaçava, em Alto de Pinheiros (zona oeste), mas que enfrentou a resistência do Ministério Público.



Essas intervenções têm a aprovação majoritária de técnicos porque, além de reduzir acidentes, evitam a degradação de ruas projetadas para só terem tráfego local.



A principal crítica ao modelo da CET é a tendência de só favorecer áreas ricas, já que os gastos são bancados pela própria população.



"Se for bom, precisa ser para toda a cidade. Não pode ser elitista", reforça o promotor José Carlos Freitas.

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